Instituto Ajuda Paraná

IMPORTÂNCIA DE DESENVOLVER TALENTOS

No ensino formal, dentro de uma sala de aula, em que há apenas um educador para atender vários alunos, é comum que os alunos que possuem mais dificuldade de aprendizado e de comportamento recebam mais atenção dos professores.

Um estudo iniciado em 1971, Study of Mathematically Precocious Youth (SMPY) da Universidade de Vanderbilt – que selecionou entre 1972 e 1997 5.000 das crianças consideradas as mais inteligentes dos EUA – revelou um dado inusitado e que pede atenção à forma como o sistema de educação trata as crianças e os adolescentes reconhecidos como os mais inteligentes.

Tal estudo relata que as crianças que demonstram uma aptidão precoce para assuntos como ciência e matemática tendem a não receber a atenção de que necessitam em sala de aula e, como resultado, não atingem o potencial que poderiam conquistar ao longo de suas vidas, simplesmente, porque não recebem os estímulos necessários para impulsionar o seu desenvolvimento.

Por outro lado, este estudo mostra que há uma grande oportunidade. Se pais e professores percebem que uma criança é capaz de ter um desenvolvimento acima da média, eles nunca devem parar de fornecer a esta criança estímulos e oportunidades para o seu desenvolvimento.

Sabendo desta importância, o Instituto Ajuda Paraná possui em seu portfólio, projetos que se dedicam a maximizar o potencial acadêmico de adolescentes e jovens talentosos de famílias de baixa renda. É o caso da ARIGAF - Associação Ricardo Gadotti Feldmann e o Instituto Bom Aluno.

Essas organizações selecionam os melhores alunos - a partir do 6º e 7º ano matriculados na rede pública e, juntas, propiciam a 340 alunos por ano, diversas modalidades de aulas complementares visando aumentar o conhecimento do aluno e a formação cidadã.

Muitas vezes, são iniciativas como estas, que investem na educação complementar daqueles que serão os futuros profissionais, empreendedores e formadores de opinião da sociedade, as quais possuem maior poder de transformação e impacto social.

O ARIGAF e o Instituto Bom Aluno possuem o Selo Ajuda Paraná, certificação que avalia organizações sociais nos aspectos técnicos, financeiro e jurídicos garantindo a idoneidade do projeto social e trazendo transparência ao terceiro setor.

Interessados em contribuir, podem entrar em contato pelo telefone 41 3501-4038, ou pelo e-mail andressa@ajudaparana.org.br.

Instituto Ajuda Paraná 2015 - Todos os direitos reservados.